/blog/encerramento de empresas/

  (11) 3340.6655     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  

Leia também sobre

Consultoria
Contabilidade
Curiosidades
Departamento Pessoal
Dicas
DP
Dúvidas
Empreendedorismo
Gerais
Informações
Médicos
Pessoas
Pigatti Contabilidade
Sem categoria
Tributário



{"continue":{"imcontinue":"664412|NGC_2787.jpg","grncontinue":"0.582150038785|0.582150038785|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"5831904":{"pageid":5831904,"ns":0,"title":"Lepidodactylus listeri","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Speciesbox\n| image = N388 w1150.jpg\n| image_caption = Figura 1\n| status = EW\n| status_system = IUCN3.1\n| status_ref ={{cite iucn |autor =Cogger, H. |autor2 =Mitchell, N.M. |autor3 =Woinarski, J.C.Z. |data=2017 |t\u00edtulo=''Lepidodactylus listeri'' |volume=2017 |p\u00e1gina=e.T11559A83321765 |doi=10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T11559A83321765.en |acessodata=11-11-2021}}\n| genus = Lepidodactylus\n| species = listeri\n| authority = ([[George Albert Boulenger|Boulenger]],1889)\n| synonyms = *''Gecko listeri''
{{small|Boulenger, 1889}}\n*''Lepidodactylus listeri''
{{small|\u2014 [[Arnold G. Kluge|Kluge]], 1968}}\n| synonyms_ref = {{EMBL species|genus=Lepidodactylus|species=listeri}}. www.reptile-database.org.\n}}\n'''''Lepidodactylus listeri''''', \u00e9 uma esp\u00e9cie de lagartixa da fam\u00edlia [[Gekkonidae]], sendo [[Endemismo|end\u00e9mica]] de\u00a0[[Ilha Christmas|Ilha do Natal]].[[:fr:Walter Creighton Brown|Brown WC]], [//en.wikipedia.org/wiki/Frederick_Stanley_Parker Parker F]. (1977). Lizards of the genus ''Lepidodactylus'' (Gekkonidae) from the Indo-Australian Archipelago and the islands of the Pacific, with descriptions of new species. ''Proceedings of the Californian Academy of Sciences'' (4) '''41''' (8): 253-265.\u00a0\u00c9\u00a0nomeado em honra do naturalista [[Joseph Jackson Lister (naturalist)|Joseph Jackson Lister]].Beolens B, Watkins M, Grayson M. (2011). ''The Eponym Dictionary of Reptiles''. Baltimore: Johns Hopkins University Press. xiii + 296 pp. {{ISBN|978-1-4214-0135-5}}. (''Lepidodactylus listeri'', p. 159).\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{controle de autoridade}}\n{{Portal3|Anf\u00edbios e r\u00e9pteis|Austr\u00e1lia}}\n\n[[Categoria:Gekkonidae]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis da Austr\u00e1lia]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis descritos em 1889]]"}]},"399686":{"pageid":399686,"ns":0,"title":"Endocellion","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n |nome =Endocellion\n |cor =lightgreen\n |reino = [[Plantae]]\n |clado1 = [[Angiosperma|angiosp\u00e9rmicas]]\n |clado2 = [[Eudicotiled\u00f4neas|eudicotiled\u00f3neas]]\n |ordem = [[Asterales]]\n |fam\u00edlia = [[Asteraceae]]\n |g\u00e9nero = '''''Endocellion'''''\n |subdivis\u00e3o_nome = Esp\u00e9cies\n |subdivis\u00e3o = \n
\n}}\n'''''Endocellion''''' \u00e9 um [[g\u00e9nero (biologia)|g\u00e9nero]] [[bot\u00e2nica|bot\u00e2nico]] pertencente \u00e0 [[fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Asteraceae]].{{Citar web |url=http://www.tropicos.org/Name/40003212 |t\u00edtulo=Endocellion N. Turcz. ex F. von Herder |publicado=Tropicos |data= |acessodata=21 de julho de 2019}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Esbo\u00e7o-aster\u00e1cea}}\n{{Portal3|Bot\u00e2nica}}\n\n[[Categoria:Asteraceae]]\n[[Categoria:G\u00e9neros de aster\u00e1ceas]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Falta imagem aves.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Gxermo2.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Helianthus whorl.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Information icon.svg"}]},"664412":{"pageid":664412,"ns":0,"title":"NGC 5816","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Gal\u00e1xia\n| nome = NGC 5816\n| imagem = \n| legenda = NGC 5816\n| descoberto = [[Ormond Stone]]\n| dataDM = \n| dataano = 1886\n| constelacao = [[Libra (constela\u00e7\u00e3o)|Libra]]\n| tipo = [[Gal\u00e1xia lenticular|lenticular]] (S0)\n| asc = 15h 00m 04,8s\n| decl = -16\u00b0 05' 37\"\n| distanoluz = [[ano-luz|anos-luz]]\n| distparsec = [[parsec|kpc]]\n| desviovermelho = \n| magnitudeapar = 14,8\n| dimensoes = 0,5' \u00d7 0,3'\n| raio = [[ano-luz|anos-luz]]\n| magnitudeabsl = \n| massa = \n| satelites = \n| outrosnomes = 5816, PGC 902544\n| basemap = Libra constellation map.png\n| locator_x = \n| locator_y = \n}}{{faltalocator}}\n\n'''NGC 5816''' \u00e9 uma [[gal\u00e1xia]] [[Gal\u00e1xia lenticular|lenticular]] (S0) localizada na direc\u00e7\u00e3o da [[constela\u00e7\u00e3o]] de [[Libra (constela\u00e7\u00e3o)|Libra]]. Possui uma declina\u00e7\u00e3o de -16\u00b0 05' 37\" e uma [[ascens\u00e3o recta]] de 15 [[hora]]s, 00 [[minuto]]s e 04,8 [[segundo]]s.\n\nA gal\u00e1xia '''NGC 5816''' foi descoberta em [[1886]] por [[Ormond Stone]].\n\n{{esbo\u00e7o-NGC}}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n*[[Astronomia extragal\u00e1ctica]]\n*[[Lista de gal\u00e1xias]]\n*[[Lista de objectos NGC]]\n*[[New General Catalogue]]\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{NGCLinks|5816}}\n\n{{NavNGC|5816}}\n\n[[Categoria:Gal\u00e1xias lenticulares]]\n[[Categoria:Objetos listados no Novo Cat\u00e1logo Geral|NGC 5816]]\n[[Categoria:Constela\u00e7\u00e3o de Libra]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Libra constellation map.png"}]},"738662":{"pageid":738662,"ns":0,"title":"Fingerboard","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"\nO '''''fingerboard (skate de dedo)[[Sk8.com.br]], Fernando Cunha, 2008 in: [http://www.sk8.com.br/br/conteudo.asp?cn=89&ct=1920 Fingerboard a Hist\u00f3ria] {{Wayback|url=http://www.sk8.com.br/br/conteudo.asp?cn=89&ct=1920 |date=20080802214837 }}''''' tamb\u00e9m conhecido como '''''fingerskate''''' ou '''''skate de dedo''''' \u00e9 uma [[miniatura]] do [[skate]] com a qual pode-se realizar manobras.\n[[Ficheiro:Fingerboard-Setup.jpeg|thumb|250x250px|Um fingerboard]]\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Skate]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [https://web.archive.org/web/20150801161239/http://fingerboard.pt/ Fingerboard]\n* [http://www.Sk8.com.br Sk8.com.br]\n* [http://www.yellowoodstore.com Yellowood]\n* [https://longboardbrand.com/ Longboard Top Brands]\n* [https://wowfingerboard.com Wow Fingerboard]\n\n{{Portal3|Skate}}\n\n[[Categoria:Skate]]"}]},"873315":{"pageid":873315,"ns":0,"title":"Christian Coulson","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Ator\n| nome = Christian Coulson\n| imagem =Christian Coulson in 2009.jpg\n| nome_denascimento = Christian Coulson '''''\n| data_nascimento = {{dnibr|3|10|1978}}\n| apelidos = Chris\n| localidaden = [[Inglaterra]], [[Reino Unido]]
{{GBR}}\n| nacionalidade = {{ENGn|o}}
{{GBRn|o}}\n| altura = \n| atividade = [[2001]]-presente\n| pap\u00e9is_not\u00e1veis = \n| IMDB_id = https://images.app.goo.gl/UbZbqad9iMwMdh889\n| Estado civil = Casado\n}}\n'''Christian Coulson''' ([[Inglaterra]], [[3 de outubro]] de [[1978]]) \u00e9 um [[ator]] [[Reino Unido|brit\u00e2nico]]. Seu trabalho mais importante foi no filme ''[[Harry Potter e a C\u00e2mara Secreta]]'', interpretando [[Tom Riddle]].\n\n== Biografia ==\nChristian Coulson nasceu em 1978, e estudou em Westminster numa escola p\u00fablica londrina. Foi membro da Juventude Nacional Brit\u00e2nico de Teatro e M\u00fasica no per\u00edodo de 1990 a 1997. Ele tamb\u00e9m estudou na Bedfore Modern School, onde escreveu para a produ\u00e7\u00e3o de The Fallen, em 1998. Ap\u00f3s terminar seus estudos em Westminster, foi para a Universidade de Cambridge onde foi o primeiro da turma em sua gradua\u00e7\u00e3o de Ingl\u00eas em 2000. Christian j\u00e1 participou de muitos filmes, produ\u00e7\u00f5es e programas de televis\u00e3o.\n\n==Carreira==\n*2007 \u2013 Last Night - (Nick)\n*2007 \u2013 Doctor Who: The Bride of Peladon (Audiodrama)\n*2007 \u2013 Ghosts \u2013 Gate Theatre, London (Teatro)\n*2006 \u2013 Brief Encounters (TV)-(Adam)\n*2006 \u2013 Festen \u2013 UK Tour (Teatro)\n*2005 \u2013 Take Me Back - (Charlie)\n*2005 \u2013 Beethoven (TV)- (Archduke Rudolph)\n*2005 \u2013 Marple: A Murder Is Announced (TV)(Edmund Swettenham)\n*2004 \u2013 Journey\u2019s End \u2013 Comedy Theatre, London (Teatro)\n*2003 \u2013 Little Britain (TV)- (Joe)\n*2003 \u2013 Charles II: The Power & the Passion (TV)\n*2003 \u2013 Hornblower: Loyalty (TV)\n*2002 \u2013 As Horas - (Ralph Partridge)\n*2002 \u2013 Harry Potter e a C\u00e2mara Secreta - (Tom Riddle)\n*2002 \u2013 Honra & Coragem \u2013 As Quatro Plumas\n*2002 \u2013 The Forsyte Saga (TV) - (Jolly Forsyte)\n*2002 \u2013 Romeo and Juliet \u2013 Liverpool Playhouse, Liverpool (Teatro)\n*2001 \u2013 Weirdsister Colleg (TV)-(Ben Stemson)\n*2001 \u2013 Love in a Cold Climate (TV)- (Matt)\n*2015 \u2013 Everything you Touch \u2013 (Victor) Teatro\n*2015 - Eye Candy -(TV) - (Marcos)\n*2017 - Nashville - (TV) - (Damien George)\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://www.imdb.com/name/nm0183469/maindetails Christian Coulson no [[IMDb]]]\n* {{AdoroCinema personalidade|83888}}\n\n{{esbo\u00e7o-biografias}}\n\n{{Portal3|Biografias}}\n\n[[Categoria:Atores da Inglaterra|Coulson]]"}]},"469359":{"pageid":469359,"ns":0,"title":"Aurad","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{India zonas urbanas |\nnative_name = Aurad |\ntype = city |\nlatd = 18.25 | longd = 77.43|\nlocator_position = right |\nstate_name = Karnataka |\ndistrict = [[distrito de Bidar|Bidar]] |\nleader_title = |\nleader_name = |\naltitude = 542|\npopulation_as_of = 2001 |\npopulation_total = 16 189|\npopulation_density = |\narea_magnitude= sq. km |\narea_total = |\narea_telephone = |\npostal_code = |\nvehicle_code_range = |\nsex_ratio = |\nunlocode = |\nwebsite = |\nfootnotes = |\n}}\n'''Aurad''' \u00e9 uma [[panchayat]] (vila) no [[distrito de Bidar]], no estado [[\u00cdndia|indiano]] de [[Karnataka]].\n\n== Geografia ==\nAurad est\u00e1 localizada a {{coor d|18.25|N|77.43|E|}}.[http://www.fallingrain.com/world/IN/19/Aurad.html Falling Rain Genomics, Inc - Aurad] Tem uma altitude m\u00e9dia de 542 [[metro]]s (1778 [[P\u00e9 (unidade)|p\u00e9s]]).\n\n== Demografia ==\nSegundo o censo de [[2001]],{{citar web|url=http://www.censusindia.net/results/town.php?stad=A&state5=999|arquivourl=http://web.archive.org/web/20040616075334/http://www.censusindia.net/results/town.php?stad=A&state5=999|arquivodata=16-06-2004|t\u00edtulo= Census of India 2001: Data from the 2001 Census, including cities, villages and towns (Provisional)|acessodata=08-06-2015|publicado= Census Commission of India}} Aurad tinha uma [[popula\u00e7\u00e3o]] de 16 189 habitantes. Os indiv\u00edduos do sexo masculino constituem 52% da popula\u00e7\u00e3o e os do sexo feminino 48%. Aurad tem uma taxa de [[literacia]] de 56%, inferior \u00e0 m\u00e9dia nacional de 59,5%; com 60% para o sexo masculino e 40% para o sexo feminino. 17% da popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 abaixo dos 6 anos de idade.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geoin}}\n\n{{DEFAULTSORT:Aurad}}\n[[Categoria:Localidades de Carnataca]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of India.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:India-locator-map-blank.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Red pog.svg"}]},"1486036":{"pageid":1486036,"ns":0,"title":"Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig|texto=N\u00e3o confundir com a [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Monte Abra\u00e3o]], antes denominada de Queluz-Massam\u00e1.}}\n{{Infobox esta\u00e7\u00e3o REFER|\n |esta\u00e7\u00e3o=Massam\u00e1-Barcarena\n |imagem=[[File:Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena 03.jpg|center|345px|Vista geral da Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena, em 2020.]]\n |inaugura\u00e7\u00e3o=\n* original: 2 de Abril de 1887 (h\u00e1 {{tempo decorrido|2|4|1887|prec=ano}})\n* moderniza\u00e7\u00e3o: 6 de Maio de 2013 (h\u00e1 {{tempo decorrido|6|5|2013|prec=ano}})\n |concelho=\n*{{bandMun|SNT}}\n*{{bandMun|OER}}\n |linha=[[Linha de Sintra]] ({{PK|15|110}})\n |conex\u00f5es= {{IPconex\u00f5es/MBA}}\n |equipamentos= [[Imagem:LetterP.svg|25x25px|Parque de estacionamento]] [[Imagem:Feature ticket office.svg|25x25px|Bilheteiras e/ou m\u00e1quinas de venda de bilhetes]] [[Imagem:Wheelchair.svg|25x25px|Esta\u00e7\u00e3o sem barreiras arquitect\u00f3nicas]] [[Imagem:RWBA Behinderten-WC.svg|25x25px|Lavabos adaptados]] [[Imagem:Italian traffic signs - icona polizia.svg|25x25px|Pessoal de apoio na esta\u00e7\u00e3o]] [[Imagem:K\u00e4ym\u00e4l\u00e4 726 tunnusosa.svg|25x25px|Lavabos]] [[Imagem:Cax aut1.jpg|25x25px|Caixas Multibanco]] [[Imagem:Cafeteria.png|25x25px|Bar ou cafetaria]] [[Imagem:Aiga shops.svg|25x25px|Zona Comercial]] [[Imagem:Escalator (AIGA based).svg|25x25px|Escadas rolantes]] [[Imagem:Elevator (AIGA based).svg|25x25px|Elevadores]] [[Imagem:USDOT highway sign bicycle symbol - black.svg|25x25px|Estacionamento para bicicletas]]\n |servi\u00e7os= {{mergedrow|\n{{Esta\u00e7\u00e3o seguinte/inicio}}\n{{Esta\u00e7\u00e3o seguinte\n|anterior=[[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Agualva-Cac\u00e9m|Agual-Cac\u00e9m]]
''\u2192 [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Mira Sintra-Mele\u00e7as|M.S-Mele\u00e7as]]''
\n|seguinte=[[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Monte Abra\u00e3o|Monte Abra\u00e3o]]
''\u2192 [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria do Rossio|Lis-Rossio]]''
\n|rows2=2\n|linha={{PTbus/x|S|cp}}|rowsmid=3\n|col={{PTbus/cor|S|cp}}\n}}\n{{Esta\u00e7\u00e3o seguinte\n|anterior=[[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Agualva-Cac\u00e9m|Agual-Cac\u00e9m]]
''\u2192 [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Sintra|Sintra]]''
\n|rows1=2\n|hide2=sim\n|col={{PTbus/cor|S|cp}}|mergecol=sim |hidemid=sim \n}}\n{{Esta\u00e7\u00e3o seguinte\n|hide1=sim\n|seguinte=[[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Monte Abra\u00e3o|Monte Abra\u00e3o]]
''\u2192 [[Gare do Oriente|Lis-Oriente]]
\u2192 [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Alverca|Alverca]]''
\n|col={{PTbus/cor|S|cp}}|mergecol=sim |hidemid=sim\n}}\n{{Fim}} }}\n |coordenadas=\n{{Info/Mapa din\u00e2mico\n|38|45|5.64|N|9|17|2.94|W\n|legenda ={{coord|38|45|5.64|N|9|17|2.94|W|region:PT|display=inline,title}}\n|zoom =16\n|altura =220\n|largura =270\n}}\n |coroa= [[Arquivo: Ticket vending icon.svg|20px]] '''Coroa 2''' [[Imagem:NYCS-bull-trans-N.svg|22px]]'''Navegante'''\n |abreviatura= MBA\n |c\u00f3digo= 60137\n |classifica\u00e7\u00e3o= A\n |curto= Massam\u00e1-Barc\n}}\nA '''Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena''', anteriormente denominada '''de Tercena-Barcarena'''{{citar web|url=https://www.youtube.com/watch?v=7PIjmx0NPgY|titulo=UQE's 2300-2400 na antiga esta\u00e7\u00e3o de Tercena-Barcarena -\u00bb 01 Fev 2008|data=|acessodata=|publicado=|ultimo=|primeiro=}} e originalmente '''Apeadeiro de Barcarena''', \u00e9 uma interface da [[Linha de Sintra]], servindo as freguesias de [[Massam\u00e1]] e [[Barcarena (Oeiras)|Barcarena]], no [[Distrito de Lisboa]], em [[Portugal]], tendo entrado ao servi\u00e7o em 2 de Abril de 1887.{{Citar jornal|url=http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1950/N1495/N1495_master/GazetaCFN1495.pdf|titulo=Efem\u00e9rides ferrovi\u00e1rias|data=1 de Abril de 1950|jornal=Gazeta dos Caminhos de Ferro|numero=1495|volume=63|pagina=71-72|autor=NONO, Carlos|acessodata=15 de Setembro de 2014}} \n\nFazendo parte da [[Linha de Sintra (CP)|Linha de Sintra]], est\u00e1 integrada na rede de comboios [[CP Urbanos de Lisboa|urbanos de Lisboa]] da operadora [[Comboios de Portugal]]. Foi profundamente modificada durante o projeto de moderniza\u00e7\u00e3o da Linha de Sintra, que incluiu a quadruplica\u00e7\u00e3o da via f\u00e9rrea, tendo a nova esta\u00e7\u00e3o sido inaugurada pela [[Rede Ferrovi\u00e1ria Nacional]] em 6 de Maio de 2013.{{citar web|url=http://www.refer.pt/MenuPrincipal/ComunicacaoSocial/Noticias/Noticia/tabid/447/ItemId/491/View/Details/AMID/948/Default.aspx|t\u00edtulo=Inaugura\u00e7\u00e3o da Esta\u00e7\u00e3o de Agualva-Cac\u00e9m|data=6 de Maio de 2013|acessodata=5 de Fevereiro de 2017|publicado=Rede Ferrovi\u00e1ria Nacional|arquivourl=https://web.archive.org/web/20130609164331/http://www.refer.pt/MenuPrincipal/ComunicacaoSocial/Noticias/Noticia/tabid/447/ItemId/491/View/Details/AMID/948/Default.aspx|arquivodata=2013-06-09|urlmorta=no}}\n__TOC__\n== Descri\u00e7\u00e3o ==\n=== Localiza\u00e7\u00e3o ===\nEsta gare situa-se entre a Avenida da Rep\u00fablica e Rua Comendador \u00c1lvaro Vilela, em [[Tercena]] ([[Oeiras (Portugal)|Oeiras]]), e a Avenida 25 de Abril em [[Massam\u00e1]] ([[Sintra]]).{{Citar web|t\u00edtulo=Massam\u00e1-Barcarena - Linha de Sintra|url=http://www.refer.pt/negocios-e-servicos/estacoes/detalhe/9460137|publicado=Infraestruturas de Portugal|acessodata=3 de Agosto de 2015}}{{Citar web|t\u00edtulo=Massam\u00e1-Barcarena|url=http://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/estacoes/massama%E2%80%93barcarena|publicado=Comboios de Portugal|acessodata=3 de Agosto de 2015}} Inclui-se num tro\u00e7o da [[Linha de Sintra]] em que a ferrovia constitui a fronteira entre os dois concelhos.{{Citar web|titulo=Sistema de Informa\u00e7\u00e3o Geogr\u00e1fica do Concelho de Sintra|url=http://sig2.cm-sintra.pt/Html5ViewerInternet/Index.html?configBase=http://sig2.cm-sintra.pt/MuniSIGInternet/REST/sites/INTER_PlanosOnline/viewers/PlanosOnlineHtml/virtualdirectory/Resources/Config/Default|obra=sig2.cm-sintra.pt|acessodata=2020-07-18|data=|publicado=|ultimo=|primeiro=}}{{Citar web|titulo=GeoPortal {{!}} Oeiras - Marca o Ritmo|url=http://geoportal.cm-oeiras.pt/ver/mapas|obra=geoportal.cm-oeiras.pt|acessodata=2020-07-18}}{{citar web|url=http://mapas.dgterritorio.pt/viewer/index.html|titulo=Visualizador DGT|data=|acessodata=|publicado=|ultimo=|primeiro=}}\n\n=== Infraestrutura ===\nEm Janeiro de 2011, contava com duas vias de circula\u00e7\u00e3o. A esta\u00e7\u00e3o foi posteriormente expandida para quatro vias de circula\u00e7\u00e3o, devido a obras de moderniza\u00e7\u00e3o.{{Citar web|url=https://cnnportugal.iol.pt/caminhos-de-ferro/cp/refer-vai-modernizar-a-linha-de-sintra|titulo=Refer vai modernizar a Linha de Sintra|acessodata=2023-10-08|website=CNN Portugal|lingua=pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20231008100443/https://cnnportugal.iol.pt/caminhos-de-ferro/cp/refer-vai-modernizar-a-linha-de-sintra|arquivodata=2023-10-08}}\n\n{{Imagem m\u00faltipla\n| align = center\n| direction = horizontal\n| width = 180\n| image1 = Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena 13.jpg\n| image2 = Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena 16.jpg\n| footer = Aspeto dos dois n\u00edveis da esta\u00e7\u00e3o (\u00e1trio de acesso e plataformas) e do acesso em rampa do lado sul.\n| image3 = Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena 12.jpg\n}}\n\n=== Servi\u00e7os ===\nEsta esta\u00e7\u00e3o \u00e9 servida por comboios de passageiros da [[Comboios de Portugal|CP]]: [[{{PTbus/p\u00e1g|S|cp}}|urbanos (Linha de Sintra)]].{{citar web|url=https://www.cp.pt/StaticFiles/horarios/urbanos-lisboa/comboios-urbanos-lisboa-azambuja-sintra.pdf|titulo=Hor\u00e1rio Resumo Urbanos de Lisboa < > Azambuja/Sintra|data=2022-12-11|acessodata=2023-10-08|website=CP - Comboios de Portugal|arquivourl=https://web.archive.org/web/20231008101015/https://www.cp.pt/StaticFiles/horarios/urbanos-lisboa/comboios-urbanos-lisboa-azambuja-sintra.pdf|arquivodata=2023-10-08}}[[Ficheiro:Concurso CRCFP Apeadeiro de Barcarena - Diario Illustrado 7667 1894.jpg|thumb|left|100px|Abertura do concurso para o Apeadeiro de Barcarena, em 1894.]]\n==Hist\u00f3ria==\n=== S\u00e9culo XIX ===\nA '''esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1-Barcarena''' insere-se no lan\u00e7o da Linha de Sintra entre [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Alc\u00e2ntara-Terra|Alc\u00e2ntara-Terra]] e [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Sintra|Sintra]], que entrou ao servi\u00e7o no dia 2 de Abril de 1887, pela [[Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses]].{{Citar jornal|pagina=61-64|autor=[[Carlos Manitto Torres|TORRES, Carlos Manitto]]|titulo=A evolu\u00e7\u00e3o das linhas portuguesas e o seu significado ferrovi\u00e1rio|jornal=Gazeta dos Caminhos de Ferro|volume=Ano 70|numero=1682|data=16 de Janeiro de 1958|url=http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1958/N1682/N1682_master/GazetaCFN1682.pdf|acessodata=3 de Agosto de 2015}} Esta interface era considerada de grande import\u00e2ncia, uma vez que servia a [[F\u00e1brica da P\u00f3lvora de Barcarena]], motivo pelo qual a sua constru\u00e7\u00e3o foi custeada pelo [[Minist\u00e9rio da Guerra (Portugal)|Minist\u00e9rio da Guerra]].{{Citar jornal|titulo=H\u00e1 Quarenta Anos|pagina=398|data=16 de Julho de 1936|volume=Ano 48|jornal=Gazeta dos Caminhos de Ferro|numero=1166|url=http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1936/N1166/N1166_master/GazetaCFN1166.pdf|acessodata=18 de Setembro de 2014}}\n\nEm 1895, a via foi duplicada entre [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Campolide|Campolide]] e [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Agualva-Cac\u00e9m|Agualva-Cac\u00e9m]].{{Citar jornal|autor= SETTAS, Alexandre|pagina=17-18|titulo=Evocando o passado: Notas s\u00f4bre uma \u00e9poca long\u00edqua|data=1 de Janeiro de 1939|jornal=Gazeta dos Caminhos de Ferro|volume=Ano 51|numero=1225|url=http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1939/N1225/N1225_master/GazetaCFN1225.pdf|acessodata=3 de Mar\u00e7o de 2014}}\n\n===S\u00e9culo XX===\nEm 1934, a esta\u00e7\u00e3o de Barcarena ficou em quinto lugar, no concurso de ajardinamento das esta\u00e7\u00f5es da Linha de Sintra,{{citar jornal|pagina=308-309|titulo=O Ajardinamento da Linha de Sintra|jornal=Gazeta dos Caminhos de Ferro|volume=Ano 46|numero=1116|data=16 de Junho de 1934|url=http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1934/N1116/N1116_master/GazetaCFN1116.pdf|acessadoem=12 de Julho de 2010}} e em 1936 recebeu uma men\u00e7\u00e3o honrosa.{{Citar jornal|titulo=Ajardinamento da Linha de Sintra|pagina=338|data=16 de Junho de 1936|volume=48|jornal=Gazeta dos Caminhos de Ferro|numero=1164|url= http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1936/N1164/N1164_master/GazetaCFN1164.pdf|acessodata=18 de Setembro de 2014}}\n\n{{CPLisboa}}\n===S\u00e9culo XXI===\nAp\u00f3s a abertura da inicialmente denominada [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Monte Abra\u00e3o|esta\u00e7\u00e3o de Queluz-Massam\u00e1]], em 1995,{{carece de fontes}} evidenciou-se o facto desta [[Massam\u00e1|\u00faltima localidade]] ser mais bem servida pela '''esta\u00e7\u00e3o de Tercena-Barcarena'''; na sequ\u00eancia de uma campanha pela altera\u00e7\u00e3o dos nomes das esta\u00e7\u00f5es, esta foi prometida para finais de 2004 pela [[Refer]], operadora das instala\u00e7\u00f5es ferrovi\u00e1rias \u00e0 \u00e9poca.\n
{{CP - Linha de Sintra: Mudan\u00e7as de nome (2005)}}
\n\n====Moderniza\u00e7\u00e3o====\nEm Junho de 2007, estava planeada a realiza\u00e7\u00e3o de obras desde Novembro daquele ano at\u00e9 finais de 2011, relativas \u00e0 quadruplica\u00e7\u00e3o da Linha de Sintra entre os quil\u00f3metros 13,750 e 18,200, e \u00e0 remodela\u00e7\u00e3o das esta\u00e7\u00f5es de [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Agualva-Cac\u00e9m|Agualva-Cac\u00e9m]] e Massam\u00e1-Barcarena.{{citar jornal|pagina=93-116|t\u00edtulo= Principais interven\u00e7\u00f5es programadas|jornal=Direct\u00f3rio da Rede 2007 1.\u00aa Adenda|data=26 de Junho de 2007|editora=Rede Ferrovi\u00e1ria Nacional}} No entanto, em Novembro de 2007, o in\u00edcio dos trabalhos j\u00e1 tinha sido atrasado para Janeiro de 2008, mantendo-se a previs\u00e3o de Novembro de 2011 como fim das obras. A interven\u00e7\u00e3o na esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1-Barcarena inclu\u00eda a constru\u00e7\u00e3o de uma passagem superior pedonal, um parque de estacionameno subterr\u00e2neo com dois pisos, uma nova interface para transportes p\u00fablicos, um jardim infantil, e a reorganiza\u00e7\u00e3o, arranjo e repavimenta\u00e7\u00e3o das ruas pr\u00f3ximas da linha ferrovi\u00e1ria e de acesso \u00e0 nova esta\u00e7\u00e3o. Todas estas obras iriam traduzir-se numa maior intermodalidade entre os meios de transportes, o aumento das condi\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a, assim como a optimiza\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o prestado e a melhoria da acessibilidade a indiv\u00edduos portadores de defici\u00eancia motora.{{citar jornal|pagina=93-107|t\u00edtulo=Principais interven\u00e7\u00f5es programadas|jornal= Direct\u00f3rio da Rede 2008|data=15 de Novembro de 2007|editora=Rede Ferrovi\u00e1ria Nacional}} Entretanto, em 17 de Setembro de 2007 a empresa adjudicou a constru\u00e7\u00e3o da passagem pedonal \u00e0 empresa MTR - Gest\u00e3o, Consultadoria & Com\u00e9rcio, no valor de 248.989 Euros. Aquela estrutura deveria ficar provisoriamente situada junto \u00e0 entrada da esta\u00e7\u00e3o, enquanto decorressem as obras de quadruplica\u00e7\u00e3o e de remodela\u00e7\u00e3o, e teria cerca de dois metros de largura e um v\u00e3o de trinta metros de comprimento, ficando desde logo preparada para a quadruplica\u00e7\u00e3o da linha. De forma a facilitar a utiliza\u00e7\u00e3o por parte dos utentes de mobilidade reduzida, o acesso deveria ser feito atrav\u00e9s de uma rampa do lado de Massam\u00e1, e de um elevador e escadas do lado de Tercena.{{citar web|titulo=REFER avan\u00e7a com passagem pedonal em Massam\u00e1|data=19 de Setembro de 2007|jornal=Correio da Cidade|url=http://correiodacidade.blogspot.com/2007/09/refer-avana-com-passagem-pedonal-em.html|via=Blogspot|acessodata=25 de Julho de 2020}}\n\nEm Janeiro de 2010, a empresa Comboios de Portugal informou que iriam ocorrer perturba\u00e7\u00f5es na circula\u00e7\u00e3o dos comboios entre [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Monte Abra\u00e3o|Monte Abra\u00e3o]] e [[Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Sintra|Sintra]], devido \u00e0s obras de quadruplica\u00e7\u00e3o do lan\u00e7o entre Barcarena e Cac\u00e9m.{{citar web|titulo=Obras condicionam Linha de Sintra e alteram circula\u00e7\u00e3o de passageiros no Cac\u00e9m|data=15 de Janeiro de 2010|jornal=P\u00fablico|url=https://www.publico.pt/2010/01/15/local/noticia/obras-condicionam-linha-de-sintra-e-alteram-circulacao-de-passageiros-no-cacem-1418051|acessodata=23 de Julho de 2020}} Em 2011, ainda estava a decorrer a quadruplica\u00e7\u00e3o da linha f\u00e9rrea, e j\u00e1 tinha sido iniciada a constru\u00e7\u00e3o da nova esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1 Barcarena. Ambas as obras foram financiadas por fundos comunit\u00e1rios.{{citar web|titulo=C\u00e2mara de Sintra rejeita privatiza\u00e7\u00e3o da linha ferrovi\u00e1ria|data=23 de Fevereiro de 2011|jornal=Di\u00e1rio de Not\u00edcias|url=https://www.dn.pt/portugal/sul/camara-de-sintra-rejeita-privatizacao-da-linha-ferroviaria-1791259.html|acessodata=23 de Julho de 2020}}\n\nEm 2013, foi constru\u00eddo o parque de estacionamento da esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1 - Barcarena, tendo originalmente capacidade para 585 viaturas ligeiras e 50 motorizadas. Por\u00e9m, apesar de pronta a funcionar, aquela estrutura permaneceu encerrada, tendo em Maio de 2014 sido prevista a sua concess\u00e3o pela Rede Ferrovi\u00e1ria Nacional \u00e0 Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra.{{citar web|titulo=Sintra prepara explora\u00e7\u00e3o de auto-silos das esta\u00e7\u00f5es de Barcarena e do Cac\u00e9m|data=27 de Maio de 2014|jornal=P\u00fablico|url=https://www.publico.pt/2014/05/27/local/noticia/sintra-prepara-exploracao-de-autosilos-das-estacoes-de-barcarena-e-do-cacem-1637627|acessodata=25 de Julho de 2020}} Por\u00e9m, o edif\u00edcio s\u00f3 passou a ser concessionado pela autarquia em Setembro de 2016, j\u00e1 pela empresa [[Infraestruturas de Portugal]]. De forma a proceder \u00e0 abertura daquele espa\u00e7o, o munic\u00edpio iniciou uma s\u00e9rie de obras, incluindo a reestrutura\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o para acomodar 552 viaturas ligeiras, 38 motorizadas e 36 bicicletas, a substitui\u00e7\u00e3o ou a manuten\u00e7\u00e3o de v\u00e1rios equipamentos, a reorganiza\u00e7\u00e3o da circula\u00e7\u00e3o no seu interior, e a instala\u00e7\u00e3o de sinal\u00e9tica e de um sistema de video-vigil\u00e2ncia.{{citar web|titulo=C\u00e2mara de Sintra abre parque de estacionamento em Massam\u00e1-Barcarena|data=24 de Abril de 2017|jornal=Di\u00e1rio de Not\u00edcias|url=https://www.dn.pt/lusa/camara-de-sintra-abre-parque-de-estacionamento-em-massama-barcarena-6241636.html|acessodata=25 de Julho de 2020}} O parque de estacionamento entrou ao servi\u00e7o em 25 de Abril de 2017, numa cerim\u00f3nia que contou com a presen\u00e7a do presidente da C\u00e2mara de Sintra, [[Bas\u00edlio Horta]], e de Ant\u00f3nio Laranjo, presidente da empresa Infraestruturas de Portugal.{{citar web|titulo=Autossilo da esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1/Barcarena gratuito durante obras da ciclovia|data=25 de Abril de 2017|jornal=Di\u00e1rio de Not\u00edcias|url=https://sintranoticias.pt/2017/04/25/autossilo-da-estacao-massamabarcarena-gratuito-obras-da-ciclovia/|acessodata=25 de Julho de 2020}}\n\nEm Julho de 2019, a autarquia de Sintra informou que iria instalar c\u00e2maras de vigil\u00e2ncia em cinco esta\u00e7\u00f5es ferrovi\u00e1rias no concelho, incluindo em Massam\u00e1 Barcarena, num investimento de cerca de tr\u00eas milh\u00f5es de Euros.{{citar web|titulo=C\u00e2mara de Sintra vai colocar videovigil\u00e2ncia em cinco esta\u00e7\u00f5es de comboio|data=15 de Julho de 2019|jornal=R\u00e1dio Comercial|url=https://radiocomercial.iol.pt/noticias/91558/camara-de-sintra-vai-colocar-videovigilancia-em-cinco-estacoes-de-comboio|acessodata=23 de Julho de 2020}}\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n*[[Comboios de Portugal]]\n*[[Infraestruturas de Portugal]]\n*[[Transporte ferrovi\u00e1rio em Portugal]]\n*[[Hist\u00f3ria do transporte ferrovi\u00e1rio em Portugal]]\n{{Limpar}}{{refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n{{commonscat|Massam\u00e1-Barcarena train station}}\n*{{Link|en|2=http://www.railfaneurope.net/pix/pt/station/Barcarena/pix.html|3=P\u00e1gina com fotografias da Esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1-Barcarena, no s\u00edtio electr\u00f3nico Railfaneurope}}\n*{{Link||2=http://wikimapia.org/4885399/pt/Esta\u00e7\u00e3o-Massam\u00e1-Barcarena|3=P\u00e1gina sobre a Esta\u00e7\u00e3o de Massam\u00e1-Barcarena, no s\u00edtio electr\u00f3nico Wikimapia}}\n*{{Link-sipa|26958|Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de Massam\u00e1-Barcarena}}\n\n{{Esta\u00e7\u00f5es da Linha de Sintra}}\n\n[[Categoria:Esta\u00e7\u00f5es da Linha de Sintra|Massam\u00e1-Barcarena]]\n[[Categoria:Esta\u00e7\u00f5es ferrovi\u00e1rias de Sintra|Massama-Barcarena]]\n[[Categoria:Esta\u00e7\u00f5es ferrovi\u00e1rias de Oeiras (Portugal)|Massama-Barcarena]]\n[[Categoria:Queluz (cidade)]]\n[[Categoria:Esta\u00e7\u00f5es ferrovi\u00e1rias inauguradas em 1887]]\n[[Categoria:Funda\u00e7\u00f5es em Portugal em 1887]]"}]},"6896948":{"pageid":6896948,"ns":0,"title":"Jos\u00e9 Trinidad Medel P\u00e9rez","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"'''Jos\u00e9 Trinidad Medel P\u00e9rez''' ([[3 de junho]] de [[1928]] - [[11 de setembro]] de [[2017]]{{citar web|url=https://www.vatican.va/archive/aas/documents/2017/acta-ottobre2017.pdf|titulo=Acta Apostolicae Sedis \u2013 Commentarium Officiale; Necrologio|data=|pagina=1166|agencia=vatican.va}}) foi um cl\u00e9rigo mexicano e arcebispo cat\u00f3lico romano de Durango.[http://www.catholic-hierarchy.org/bishop/bmedel.html Catholic-Hierarchy.org: Archbishop Jos\u00e9 Trinidad Medel P\u00e9rez]\n\nJos\u00e9 Trinidad Medel P\u00e9rez foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Puebla de los \u00c1ngeles em 15 de janeiro de 1955.\n\nO [[Papa Jo\u00e3o Paulo II]] o nomeou Bispo de Tula em 22 de maio de 1986. O delegado apost\u00f3lico no M\u00e9xico, Dom [[Girolamo Prigione]], o consagrou em 12 de julho do mesmo ano; Os co-consagradores foram [[Rosendo Huesca Pacheco]], Arcebispo de Puebla de los \u00c1ngeles, e [[Ricardo Gu\u00edzar D\u00edaz]], Bispo de Atlacomulco.\n\nEm 4 de mar\u00e7o de 1993, foi nomeado Arcebispo de Durango. Em 5 de junho de 2002, o [[Papa Jo\u00e3o Paulo II]] aceitou sua ren\u00fancia por motivos de sa\u00fade.{{citar web|url=https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2002/06/05/0299/00943.html|titulo=RINUNCIA DELL\u2019 ARCIVESCOVO DI DURANGO (MESSICO)|data=05.06.2002|agencia=vatican.va}}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n{{wikiquote}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-bispo}}\n\n[[Categoria:Arcebispos cat\u00f3licos do M\u00e9xico]]"}]},"2170501":{"pageid":2170501,"ns":0,"title":"Autostop","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=dezembro de 2021}}\n{{Info/M\u00fasica FEC\n| m\u00fasica = {{flagicon|Greece}} \"Autostop\"\n| imagem = \n| caption = \n| ano = 1980\n| pa\u00eds = Gr\u00e9cia\n| artista = [[Anna Vissi]]\n| grupo = \n| com = \n| l\u00edngua = grego\n| l\u00ednguas = \n| letrista = Rony Sofu\n| compositor = Jick Nacassian\n| condutor = Jick Nacassian\n| m\u00fasica_\u00e1udio = \n| lugar_final = 13\u00ba\n| pontos_final = 30\n| anterior = Sokrati\n| acto_anterior = Sokrati\n| pr\u00f3ximo = Feggari kalokerino\n| pr\u00f3ximo_acto = Feggari kalokerino\n}}\n\"'''Autostop'''\" (em ''alfabeto grego'': ''\u03a9\u03c4\u03bf\u03c3\u03c4\u03cc\u03c0'', em [[l\u00edngua portuguesa|portugu\u00eas]]: ''Boleia''(Portugal/Carona (Brasil) foi a can\u00e7\u00e3o representante da Gr\u00e9cia no [[Festival Eurovis\u00e3o da Can\u00e7\u00e3o 1980]]. que foi interpretada em [[l\u00edngua grega|grego]] por [[Anna Vissi]] e pela banda [[The Epikouri]].\n\nA referida can\u00e7\u00e3o foi escrita por Rony Sofu e composta por Jick Nacassian. Foi a terceira can\u00e7\u00e3o a desfilar no evento, depois da can\u00e7\u00e3o [[Turquia|turca]] interpretada por [[Ajda Pekkan]] e antes da can\u00e7\u00e3o representante do Luxemburgo, interpretada por [[Sophie & Magaly]].\nNo final da vota\u00e7\u00e3o,recebeu 30 pontos e terminou em 13.\u00ba lugar. A can\u00e7\u00e3o sugere-nos que a melhor forma de ver o mundo \u00e9 ir de [[boleia]] ou de [[carona]] (Brasil) diz mesmo que se pode ir at\u00e9 \u00e0 China daquela forma. A letra da can\u00e7\u00e3o \u00e9 um cat\u00e1logo de localiza\u00e7\u00f5es t\u00e3o afastadas como [[Cairo]] e [[Vladivostok]] que se podem ser visitadas daquela maneira. A can\u00e7\u00e3o ficou famosa pela frequente repeti\u00e7\u00e3o do t\u00edtulo, com a palavra Auto-stop a ser cantada por 37 vezes.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{en}} [http://www.diggiloo.net/?1980gr Letra e outras informa\u00e7\u00f5es]\n\n{{Portal3|Eurovis\u00e3o|M\u00fasica|Gr\u00e9cia}}\n\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es do Festival Eurovis\u00e3o da Can\u00e7\u00e3o]]\n[[Categoria:Gr\u00e9cia no Festival Eurovis\u00e3o da Can\u00e7\u00e3o]]\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es da Gr\u00e9cia]]\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es em grego]]"}]},"4780631":{"pageid":4780631,"ns":0,"title":"Sangolqu\u00ed","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"\n{{Info/Cidade\n|nome_oficial =Sangolqu\u00ed\n|nome_nativo =San Juan Bautista de Sangolqu\u00ed\n|outro_nome =\n|pa\u00eds ={{ECU}}\n|apelido =''Ciudad coraz\u00f3n del Valle.''\n|lema =\n|tamanho_imagens =\n|imagem_paisagem =Iglesia_sangolqui_02.jpg\n|tamanho_imagem =200px\n|legenda_imagem =''Vista da Igreja de Sangolqui e do Parque Juan de Salinas''\n|imagem_bandeira = Flag of Sangolqu\u00ed.svg\n|imagem_bras\u00e3o = Escudo del Cant\u00f3n Rumi\u00f1ahui.svg\n|link_bandeira =Bandeira\n|link_bras\u00e3o =Bras\u00e3o\n|imagem_mapa =\n|tamanho_mapa =\n|legenda_mapa =\n|imagem_mapa_coordenada =\n|tamanho_mapa_coordenada=\n|marca =\n|tipo_subdivis\u00e3o =\n|nome_subdivis\u00e3o =\n|t\u00edtulo_l\u00edder =[[Prefeito]]\n|nome_l\u00edder =H\u00e9ctor Sa\u00fal J\u00e1come Mantilla\n|t\u00edtulo_estabelecido=\n|data_estabelecido =2014-2019\n|\u00e1rea_total =55\n|\u00e1rea_terra =\n|\u00e1rea_\u00e1gua =\n|\u00e1rea_\u00e1gua_porcento =\n|\u00e1rea_urbana =\n|\u00e1rea_metro =\n|popula\u00e7\u00e3o_referente_a =101.609 hab.\n|popula\u00e7\u00e3o_nota =http://www.inec.gob.ec/cpv/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemid=129&lang=es\n|popula\u00e7\u00e3o_total =\n|popula\u00e7\u00e3o_metro =2,551,721 (como parte de [[Quito]])\n|popula\u00e7\u00e3o_urbana =\n|densidade_popula\u00e7\u00e3o=1847,44 hab\n|densidade_popula\u00e7\u00e3o_metro_km2=\n|fuso_hor\u00e1rio =(UTC-5)\n|diferen\u00e7a_utc =\n|fuso_hor\u00e1rio_DST =\n|diferen\u00e7a_utc_DST =\n|coord_t\u00edtulo = \n|coord_sufixo = \n|latg=-0.33 |latm= |lats=4 |latNS=\n|longg=-78.44 |longm= |longs=51 |longEW=\n|altitude =2500 msnm\n|website =www.ruminahui.gob.ec/\n|notas =\n}}\n'''Sangolqu\u00ed''' \u00e9 uma [[cidade]] localizada no [[Equador]], capital do [[Rumi\u00f1ahui (Canton)| cant\u00e3o de Rumi\u00f1ahui]] na [[Pichincha (prov\u00edncia)| prov\u00edncia de Pichincha]]. \u00c9 considerada uma das cidades mais desenvolvidas do pa\u00eds, fica a cerca de 25 minutos de Quito, cidade com a qual mant\u00e9m liga\u00e7\u00f5es geogr\u00e1ficas, hist\u00f3ricas e demogr\u00e1ficas. No presente faz parte da aglomera\u00e7\u00e3o urbana de [[Quito]], por\u00e9m vai al\u00e9m disso, pois suas atividades econ\u00f4micas, sociais e comerciais est\u00e3o fortemente ligadas \u00e0 Quito, servindo de \"[[Cidade dormit\u00f3rio]]\" para milhares de trabalhadores de Quito que atravessam o caminho por terra.\n\n==Hist\u00f3ria==\nOs primeiros habitantes do [[Valle de Los Chillos]] teria se estabelecido na \u00e1rea de El Inga, que compreende o atual morro [[Ilal\u00f3]], a mais de 11.000 anos aC. Avan\u00e7ando aproximadamente ao s\u00e9culo XV, os '''Quitu-Cara''' senhores da antiga cidade de Quito, imigraram para o vale, devido a seu agrad\u00e1vel clima e as riquezas do solo. \n\n==Transporte==\nA cidade \u00e9 acessada pela \"Autopista General Rumi\u00f1ahui\", desde Quito e San Rafael, e pela E35 desde do '''Aeropuerto Mariscal Sucre.'''\n\n{{Mapa de localiza\u00e7\u00e3o\n|Equador\n|label =Sangolqu\u00ed\n|label_size =\n|posi\u00e7\u00e3o =bottom\n|fundo =\n|latG=-0 |latM=-16 |latS=4 |latP=\n|lonG=-79 |lonM=31 |lonS=51 |lonP=\n|lat =\n|long =\n|marca =\n|marca_tam =\n|borda =\n|legenda =\n|float =\n|largura =\n|mapa_alt =\n|coord_t\u00edtulo =\n|coord_sufixo =\n|img1 =\n|img1_legenda =\n|img2 =\n|img2_legenda =\n}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Sangolqu\u00ed| ]]"}]}}}}